quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SONYCAST: o primeiro podcast a gente nunca esquece


Há 9 anos nasceu a produtora de áudio Peças Raras com a proposta de se dedicar à criação, produção e finalização de comerciais de rádio, programetes, projetos customizados para empresas e à elaboração de podcasts.
Naquele momento, pouco se conhecia desta nova mídia. Bem, na verdade, ainda hoje o podcast não é assimilado por todos. Muitos ouvem programas de rádio em formato mp3 pela web e não identificam tratar-se desta linguagem.
Foi neste cenário que, em novembro de 2005, desenvolvemos nossa primeira experiência no gênero: o Sonycast.

Ouça o pioneiro Sonycast, que apresentava as novidades dos canais Sony para a temporada 2005/2006. Se o player não estiver visível, clique aqui.

O termo podcast foi criado pelo ex-VJ da MTV norte-americana Adam Curry e é a junção de broadcast e iPod (transmissão para iPod). A idéia do também surfista foi a de criar um conteúdo exclusivo para aquele aparelho que começava a virar uma febre nos Estados Unidos. Geralmente o podcast utiliza-se de linguagem radiofônica na forma e, depois de editado, o áudio é disponibilizado na internet para que possa ser baixado ou assinado, via RSS.
Um episódio pode ser ouvido diretamente no computador ou baixado para qualquer aparelho de MP3. Aliás, recentemente, os concorrentes da Apple tentaram disassociar o termo do iPod dando um novo sentido à siglha POD (personal-on-demand).
O Sonycast foi um dos primeiros testes dessa nova linguagem no Brasil e teve como proposta apresentar as novidades da programação dos canais Sony, Animax e AXN, além de informar sobre promoções desses canais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário