quarta-feira, 24 de julho de 2013

Comendador Danilo Gentili explica o que é ser o pior aluno da escola

Gentili no Macksoud Plaza, em entrevista para o
portal NET Educação
No dia 11 de julho, tive o privilégio de encontrar o humilde comendador Danilo Gentili para uma entrevista. O bate-papo foi uma verdadeira aula que teve como base o livro "Como se tornar o pior aluno da escola", escrito e ilustrado pelo nobre apresentador do Agora é Tarde, da Rede Bandeirantes.

Clique aqui e ouça a entrevista.

Para Gentili, "a escola deveria classificar o ser humano como indivíduo, dando a ele liberdade para criar e ser o que é". O comunicador segue: "o pior aluno da escola (...) não está pela massa, está por ele".

Na entrevista, com ironia e descontração, ele diz que Einstein prova que tudo é relativo, já que tinha péssimas notas na escola e não marchava como queriam, antes de ser considerado um dos gênios da humanidade. Em seguida, assim como o filósofo francês Michel Foucault, no livro "Vigiar e Punir", de 1975, ou Pink Floyd, compara a escola a uma prisão, com sua estrutura e maneira de lidar com os alunos.

No final, dois momentos que revelam o humor da obra: o escritor ensina a "fórmula da cola" e dá uma aula de religião, ao defender o desapego material.

Depois de pensar e de se divertir com as opiniões de Danilo Gentili, assista também ao vídeo com a íntegra da entrevista:




A gravação e a edição do vídeo são caseiras, mas o conteúdo compensa o amadorismo.
Aliás, está lançado aqui o "repórter fantasma". Apenas vez ou outra vê-se o "faro fino" (nariz, para os íntimos) do entrevistador, que, no caso, sou eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário