quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

NET Educação: Escola Voluntária - uma lição de solidariedade e cidadania

O Ano do Voluntariado, 2001, foi o marco de criação do Prêmio Escola Voluntária, uma iniciativa da Rádio Bandeirantes com parceria da Fundação Itaú Social.



Nesta cobertura especial para o podcast do portal NET Educação, feita na entrega do Prêmio, em 27 de novembro no Itaú Cultural, em São Paulo, ouvimos o jornalista e um dos coordenadores do Escola Voluntária, André Russo, e a diretora do Itaú Social, Valéria Riccomini. Conversamos também com dois padrinhos das escolas, os repórteres Francisco Prado e Pedro Campos. Eles explicam quais as motivações para o estímulo a projetos de voluntariado em escolas públicas e privadas de 8 estados brasileiros.

Acesse aqui a galeria de fotos na página do Facebook
da 12ª edição do Prêmio Escola Voluntária

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Médio, protagonistas do Prêmio, se dedicam a projetos sociais transformadores e nos trazem a visão que têm do trabalho voluntário. Já a educadora destaque deste ano, Profª Lenice Vivan Guedes, coordenadora do projeto Inclusão Digital, de Nova Prata (RS), ressalta que a participação é uma lição para a vida dos alunos dentro e fora da escola.

No Prêmio, mais do que ações assistencialistas, o foco são os projetos transformadores. Em alguns casos, o voluntariado educativo também está presente. Além de diagnosticar problemas e agir para a melhoria da comunidade, conceitos ligados às disciplinas são percebidos na prática.

Incentivar o voluntariado é uma maneira de fazer o jovem vivenciar a realidade que o cerca e nela atuar. Ao ver sua ação na comunidade, ele aprende a conviver com o outro de maneira colaborativa, com dignidade e respeito às diferenças.

Links:
Ouça as reportagens realizadas pelos alunos das 10 escolas finalistas e entenda o Prêmio Escola Voluntária aqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário