domingo, 13 de maio de 2012

Interferência - Instantâneos no Ar

Imagem da página de abertura do Blog Artista José Medina
O quadro Interferência, apresentado todo primeiro sábado do mês no programa "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, reconstitui um inusitado programa de rádio dos anos 40: Instantâneos no Ar, idealizado e conduzido pelo cineasta e fotógrafo José Medina.




Ouça no player acima a reconstituição do programa com a participação do fotógrafo publicitário Alfredo Franco, no estúdio.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui)

O nome de Medina está ligado à fotografia, ao cinema e ao rádio brasileiros. Começou a realizar filmes ainda na era do cinema mudo. Quase todas as suas obras para a telona se perderam em dois incêndios. Após a desilusão com a 7ª Arte, aceita o convite do então diretor da Rádio Bandeirantes Otávio Gabus Mendes e cria o INSTANTÂNEOS NO AR. O programa é considerado o primeiro sobre fotografia do rádio brasileiro. De acordo com o blog Artista José Medina, a atração "era inicialmente um programa infantil, que incluía incursões fotográficas pela cidade e explicações práticas sobre revelação e ampliação, em um pequeno laboratório na emissora, ocasião em que as crianças podiam trabalhar suas próprias fotos. O sucesso foi grande e Medina passou então a fazer um novo programa diário sobre fotografia, para adultos, chamado Instantâneos no Ar, com a participação de seu filho Fabiano Medina Netto. Neste programa, orientava os ouvintes, discorria sobre as novidades, organizava saídas fotográficas com o público adulto, e promovia concursos. Em julho de 1946, Medina enviou ao Foto-Cine Clube Bandeirante um álbum contendo as fotografias premiadas e contempladas com menção honrosa nos concursos do programa Instantâneos no Ar, durante o ano de 1939."

Em entrevista a Flávio Porto, em 31 de agosto de 1977, na Secretaria Municipal de Cultura/IDART, José Medina afirmou ter ficado 18 anos em rádio. Sobre o Instantâneos no Ar, disse que recebia, no início, cerca de 5 fotos por dia. Logo, esse número atingiu 800 instantâneos por semana. O cineasta relembrou também que a intenção era ensinar o paulistano a trabalhar a foto de forma mais artística.

Ainda na Rádio Bandeirantes, Medina esteve envolvido em projetos como o programa Estímulo, de Psicologia Aplicada, roteirização de centenas de novelas e radioteatros - uma das sessões tinha o nome de Curiosidades Bandeirantes. Também foi o idealizador do humorístico Família Encrencada, que tinha Pagano Sobrinho como destaque. Sobre esse programa, ele declarou que "o ex-prefeito de São Paulo, Dr. Abrahão Ribeiro, mandou colocar um rádio no automóvel dele, porque era na hora em que ele saia do escritório, só para não perder o Família Encrencada". Disse ainda que outro apreciador da atração foi Monteiro Lobato.

Saiba mais sobre José Medina em www.artistajosemedina.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário