segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PLAYitAGAIN: uma trilha de sucesso


Tula Minassian atua há mais de 30 anos no mercado publicitário. Foi presidente da APROSOM - Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários. Em 89, criou a Play it Again, uma importante referência quando o assunto é produção sonora. Como produtor executivo, lidera campanhas de marcas como Kaiser, Sadia, Fiat, Havaianas, Nestlé, entre outras. No dial é responsável por trilhas para emissoras como CBN, Globo e Mit FM. Em 2003, ganhou o Prêmio Caboré, na categoria produtor, além de acumular outras premiações relevantes, incluindo Cannes.

No dia 1º de novembro, essa experiência foi compartilhada com alunos da Facom - Faculdade de Comunicação da FAAP. Acompanhe aqui alguns momentos do bate-papo, que pode ser considerado uma verdadeira aula prática de criação e produção de áudio.

Pra começo de conversa, Tula propôs que se apagassem todas as luzes do auditório 2 da faculdade e que todos fizessem silêncio por 30 segundos. A ideia foi introduzir o tema da palestra "O Som do Silêncio". Ficou nítida a dificuldade de se conseguir obter esse resltado, em função da agitação natural dos dias de hoje.

QUEBRANDO O SILÊNCIO, COM IMAGINAÇÃO
Tula demonstrou a força que o rádio tem ao mexer com a imaginação das pessoas. Para isso, foi apresentado um spot criado originalmente em inglês e adaptado pela Play it Again. Ouça aqui.

Em outro momento, o palestrante reforçou a necessidade de se ocupar o rádio com ideias inteligentes e que atraiam as pessoas. No entanto, fez uma crítica à limitação imposta pelo tempo padronizado entre 15 e 60 segundos, geralmente adotado nas campanhas publicitárias. Outro ponto negativo, segundo o criativo, é se dar mais valor à quantidade do que à qualidade, já que o cliente muitas vezes quer falar muita coisa e veicular diversas vezes.

IDENTIFICAÇÃO SONORA
Na sequência, houve a reprodução do ambiente do quarto dos filhos (acompanhe o áudio aqui). Tula exemplificou como é o ambiente dessa geração mais nova, multitarefa e poderia também ser representada por aquele bordão do Titãs: "tudo ao mesmo tempo agora". Isto só serviu para reforçar que a qualidade de um fonograma (peça publicitária desenvolvida para o rádio) pode fazer a marca se destacar em um cenário cheio de referências sonoras e visuais. Daí, além da qualidade e da inovação, a identificação sonora de uma marca também faz toda a diferença. Nesse momento, o público ouviu alguns exemplos atuais de marcas que dão importância às suas assinaturas. Aqui você tem acesso ao áudio desse trecho da palestra.

NA TRILHA DE KAISER BOCK
Um dos pontos altos foi a revelação de todas as etapas de criação de uma peça radiofônica, desde a encomenda até a entrega ao cliente. O case usado para ilustrar essa "trilha" criativa é o de Kaiser Bock, que você confere aqui.

"S" DE SONOPLASTIA
A plateia também teve o privilégio de acompanhar como nasce uma trilha e suas variações. Tula apresentou o áudio feito para "vender" a ideia do design sonoro desenvolvido pelo maestro Nelson Ayres nas comemorações dos 60 anos de Sadia. Ouça aqui mais essa aula de sonoplastia.


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